Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 5000 – Jd. Do lago. Limeira - SPvendas@osti.com.br(19) 3451-6450

Blog

Voltar
26
out
A inovação não está tão distante como você pensa

A inovação não está tão distante como você pensa

A inovação não está tão distante como você pensa

Na última segunda-feira, dia 19, foi comemorado o dia da Inovação. E sempre que ouvimos falar desse tema, pensamos que só sobreviremos se formos inovadores. Ouvimos tanto isso que, às vezes, podemos até sentir que para ser inovador é preciso ser como: Steve Jobs, Elon Musk ou Mark Zuckerberg. Que foram disruptivos (quando algo é tão inovador que se inicia uma nova era, o antes e depois da invenção).

Assim, a inovação está mais perto do que pensamos. A todo instante temos oportunidades de criar algo novo ou melhorar o que já existe. A dona de casa, por exemplo, é uma inovadora. Há algum tempo atrás, minha mãe me ensinou que limpar vidros com jornais e vinagre é mais rápido e econômico que utilizar produtos caros de limpeza.

O operador de máquina me mostrou uma sequência para guardar as ferramentas que torna nosso processo de produção mais rápido. A minha vendedora inovou ao mudar a disposição de alguns dizeres no nosso orçamento facilitando o entendimento de nossos clientes. E, consequentemente, melhorando nossa comunicação e evitando erros. Esses são alguns exemplos pequenos de inovação, mas que geram grande melhoria nos processos.

Separei alguns pontos que acho essencial para quem quer promover a inovação no dia-a-dia:

1) Olhar atento para um problema (uma dor): com a invenção de Macintosh, Steve jobs quis criar um computador que todos pudessem utilizar com uma interface gráfica e acessível para todos. Aliás, antes, apenas grandes empresas tinham acesso a computadores.

2) Escassez de Recursos: quando você trabalha com mínimos recursos, é obrigada a potencializar tudo que você tem disponível e transformar em criatividade para resolver.

3) Criatividade – Quanto mais “diverso” você for, mais criativo você será. Então faça viagens, cursos em diversas áreas, totalmente diferentes, e esteja sempre rodeada por pessoas diferentes (quanto mais diferente melhor). Afinal, a criatividade surge da conexão de pontos de todas as suas vivências. Assim, quanto mais diversificada for, mais criativa você será. Steve Jobs se inspirou em um curso de caligrafia que fez para criar um recurso no Mac.

Da próxima vez que você se deparar com um problema ou com alguém reclamando de algo, ouça com atenção e analise com cuidado. Pois ali pode estar uma ótima oportunidade para criar algo diferente e quem sabe até um novo negócio.

Fica aqui a dica para o filme Joy: O Nome do Sucesso. Em resumo, ele conta a jornada inspiradora de uma mulher que viu numa necessidade das donas de casas, a chance para criar um produto inovador e se transformou em uma grande empresária.

Osti

A Osti é uma empresa que está sempre inovando e criando soluções inteligentes para seus clientes. Clique aqui e conheça nossos produtos e serviços. E caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe clicando aqui.

Veja também

05
ago

Chumbadores estruturais

Chumbadores estruturais. Os chumbadores são elementos de fixação estrutural utilizados para garantir que a estrutura que será posteriormente instalada esteja devidamente fixada e segura no local […]

Leia mais
23
jun

Aço SAE 1020 e Aço A36

Aços SAE 1020 e aço A36. O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e […]

Leia mais
31
mar

Pandemia movimenta venda de móveis no Brasil

Pandemia movimenta venda de móveis no Brasil. Houve elevação das vendas de móveis e eletrodomésticos, utensílios domésticos e da procura pelos serviços de marcenaria. O aumento […]

Leia mais