Blog
Voltar
Saiba mais sobre o parafuso prisioneiro
Saiba mais sobre o parafuso prisioneiro. O parafuso prisioneiro é um fixador muito usado em flanges, rolamentos e em outras peças.
Assim, ele, que também é conhecido apenas como prisioneiro, é um tipo de fixador de anatomia diferente. Além de não possuir cabeça, seu corpo é segmentado, composto por roscas em ambas as extremidades e parte de sua haste lisa. Aliás, é muito usado em projetos que precisam montar e desmontar constantemente.
Saiba mais sobre o parafuso prisioneiro – Suas Características
Existem diversas variações para o parafuso prisioneiro, dependendo da sua aplicação.
Sendo assim, Encontram-se prisioneiros com roscas de comprimentos diferentes em cada extremidade (um lado maior e outro menor), com pequenas roscas em ambos os lados e uma grande haste lisa no meio, e com roscas de comprimentos iguais e uma pequena haste lisa.
Lembrando que as roscas podem ter passos diferentes e também sentidos opostos (um lado com sentido horário e outro anti-horário). Tudo para que possa se adaptar corretamente ao projeto.
Tipos – Aplicação
São utilizados em flanges, rolamentos e outras peças internas, onde é necessária a torção das extremidades. A haste lisa permite o movimento da peça.
O chamado “estojo prisioneiro” simplesmente consiste no prisioneiro acompanhado de porcas (e dependendo do caso, arruelas) para sua aplicação e travamento.
Fabricação e Normas
As normas mais importantes de fabricação do parafuso prisioneiro são a DIN 939 e a ASTM A193 B7.