Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 5000 – Jd. Do lago. Limeira - SPatendimento@osti.com.br (19) 3451-6450
14
out
Revestimento de zinco - Proteção de fixadores

Revestimento de zinco – Proteção de fixadores

Revestimento de zinco – Proteção de fixadores. O revestimento de zinco é um dos mais usados para a proteção de fixadores, como: barra roscada, haste roscada, prisioneiro, parafusos, porcas e arruelas. Aliás, quando é aplicado em superfícies ferrosas, cria uma barreira contra a corrosão.

Além de tudo, ainda fornece outros benefícios. Fora sua eficácia, oferece um custo relativamente baixo, sendo uma das melhores escolhas para proteção em superfícies em diversos tipos de processos de fabricação. Também proporciona acabamento brilhante, diferentes aparências de superfície, possui fácil aplicação e é compatível com diferentes processos de galvanização.

Porém, apresenta uma desvantagem: em síntese, o zinco não age bem em altas temperaturas, principalmente quando atinge temperaturas acima de 100º C (212º F).

Sobre o Zinco

Ele é um elemento químico de símbolo Zn, número atômico 30 (30 prótons e 30 elétrons) com massa atômica 65,4 unidade de massa atômica. Então, à temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado sólido. E está situado no grupo 12 (anteriormente denominado IIB) da Classificação Periódica dos Elementos.

Leia também – Encontre o tipo de rosca na prática

Primeiramente, as ligas metálicas de zinco têm sido utilizadas durante séculos. Peças de latão datadas de 1400-1000 a.C. foram encontradas em Israel, e outros objetos com até 87% de zinco foram achados na antiga região da Transilvânia.

Aliás, o zinco em estado metálico é duro e quebradiço. Além disso, sua cor é branca azulada.

Revestimento de Zinco x Corrosão

O zinco tem uma capacidade curiosa, pois forma naturalmente subprodutos de corrosão, também chamados de pátina de zinco, que agem como uma barreira protetora, reduzindo especialmente a taxa de corrosão em metais ferrosos.

Além disso, esses subprodutos impedem a umidade, grande responsável pela aceleração do processo de corrosão. Ainda mais, dependendo das condições externas, o zinco pode sofrer corrosão até cem vezes mais lenta quando comparado a outros metais.

Curiosidade

O revestimento é eficaz contra a corrosão graças às propriedades corrosivas do próprio zinco, pois devido ao processo de corrosão galvânica, consegue “atrasar” o processo corrosivo do metal que está protegendo.

Então, uma vez que o zinco é mais eletro quimicamente ativo que o ferro, ao entrar em contato com o aço em uma solução eletrolítica, ele serve como ânodo para o aço.

Desta forma, o revestimento de zinco age como um revestimento de sacrifício para o aço, onde ele não irá corroer na velocidade normal quando revestido com zinco, mesmo quando ranhuras expuserem o aço à umidade ou o ar.

Principais tipos de revestimento de zinco

Eles podem ser identificados pelas cores resultantes de suas formulações. Sendo os principais:

  • Amarelo: muito usado por indústrias automotivas, pois oferece um nível médio de proteção contra a corrosão;
  • Preto: pode ser achado como óxido preto puro ou na cor verde-oliva, que proporciona uma resistência um pouco melhor quando comparada à primeira opção;
  • Branco (Claro) ou Azul: um dos mais usados. Em conclusão, pode proteger menos contra a corrosão, mas é considerado o mais ecológico;
  • Ácido: é usado em substratos complicados de chapear. Em seu banho de revestimento, não é introduzido o cianeto. É considerado mais poluente quando comparado aos outros tipos.

Teste de resistência

Um dos métodos mais usados para testar a resistência do revestimento de zinco é o da névoa salina (salt spray), onde se mede em termos de número de horas que o revestimento resiste à formação de ferrugem branca após a pulverização.

Veja também

06
nov

Saiba mais sobre fuso trapezoidal

O que é e para que serve o fuso trapezoidal? Trata-se de uma barra cilíndrica, roscada, produzida em Aço SAE 1020/ SAE 1045. Com uso semelhante […]

Leia mais
15
out

Saiba mais sobre o parafuso prisioneiro

Saiba mais sobre o parafuso prisioneiro. O parafuso prisioneiro é um fixador muito usado em flanges, rolamentos e em outras peças. Assim, ele, que também é […]

Leia mais
21
jul

Como medir o diâmetro e o passo de uma rosca Trapezoidal?

Como medir o diâmetro e o passo de uma rosca Trapezoidal? As roscas trapezoidais são roscas mecânicas especiais, concebidas para execução de trabalhos que exigem precisão […]

Leia mais