Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 5000 – Jd. Do lago. Limeira - SPatendimento@osti.com.br (19) 3451-6450
11
out
Encontre o tipo de rosca na prática

Encontre o tipo de rosca na prática

Encontre o tipo de rosca na prática. O primeiro passo para encontrar o tipo de rosca é a medição do passo da rosca. Para isso, utiliza-se um verificador (pente ou canivete) de rosca, escala ou paquímetro. Porém, o mais indicado é o verificador de rosca.

Encontre o tipo de rosca na prática: Verificadores de rosca

Eles proporcionam a medida do passo em milímetro ou em filetes por polegada, além da medida do ângulo dos filetes.

O pente de rosca ou canivete de rosca possui um lado com o padrão métrico e um lado com o padrão inglês(polegada), também há em apenas um padrão e os mais antigos com outros tipos de roscas.

Exemplo de leitura:

Leitura na lâmina selecionada
1,0 – quer dizer que o passo da rosca é 1 milímetro;
62G* – quer dizer que existem 62 fios (passo) de rosca / polegada;
0,35 – quer dizer que o passo da rosca é 0,35 milímetros;
11G* 5/8 – quer dizer que existem 11 fios / polegada e que o diâmetro do parafuso no padrão withworth é de 5/8 de polegada (W5/8″).

*As roscas G têm uma forma cilíndrica, de acordo com a norma EN-ISO 228-1. Já as roscas R têm a forma de um cone, de acordo com a norma ISO 7-1. “Por exemplo, em uma rosca de tamanho 1/8”, as roscas podem ser especificadas como G1/8 ou R1/8.

Encontre o tipo de rosca na prática – Sistema de roscas triangulares

As roscas de perfil triangular são feitas de acordo com três sistemas normalizados. Então, são eles: sistema métrico ou internacional (ISO), sistema inglês ou whitworth e sistema americano.

Aliás, quando falamos do sistema métrico, as medidas das roscas são determinadas em milímetros. Os filetes têm forma triangular, ângulo de 60º, crista plana e raiz arredondada.

No sistema whitworth, as medidas são em polegadas. Nele, o filete tem a forma triangular, ângulo de 55º, crista e raiz arredondadas. O passo é definido dividindo-se uma polegada pelo número de filetes contidos nela.

Já no sistema americano, as medidas são dadas em polegadas. O filete tem a forma triangular, ângulo de 60º, crista plana e raiz arredondada.

Nele, assim como no whitworth, o passo também é definido dividindo-se uma polegada pelo número de filetes inseridos em uma polegada.

Nos três sistemas, as roscas são fabricadas em dois padrões: normal e fina. A rosca normal tem menor número de filetes por polegada que a rosca fina.

No sistema whitworth, a rosca normal é caracterizada pela sigla BSW (british standard whitworth – padrão britânico para roscas normais). Nesse mesmo sistema, a rosca fina é caracterizada pela sigla BSF (british standard fine – padrão britânico para roscas finas).

No sistema americano, a rosca normal é caracterizada pela sigla NC (national coarse) e a rosca fina pela sigla NF (national fine).

Cálculos de roscas triangulares – métrica normal

Antes de alguns exercícios práticos, é preciso conhecer os procedimentos para determinar o passo da rosca ou o número de fios por polegada. Será utilizado o pente de rosca.

Para usar o pente de rosca, encontre no pente qual mais se assemelha com o parafuso, encaixe e observe contra a luz, se não houver passagem de luz, esta é a medida.  Se passar luz, pegue um maior ou menor ou com outro sistema de medida.

Verifique qual das lâminas do pente da rosca se encaixa perfeitamente nos filetes da rosca. A lâmina que se encaixar, vai indicar-lhe o passo da rosca ou o número de fios por polegada.

Perceba que no lugar do pente de rosca, você pode usar uma escala e medir, por exemplo, 10 filetes da rosca. Você divide a medida encontrada por 10 para encontrar o passo da rosca. Isto, se a rosca for do sistema métrico. Se ela for do sistema inglês, você deve verificar quantos filetes cabem em uma polegada da escala. O resultado, então, será o número de fios por polegada.

Verifique a medida do diâmetro externo da rosca com paquímetro. Assim, tendo a medida do diâmetro e a medida do passo, ou o número de fios por polegada, você define qual o tipo de rosca.

Poe exemplo: no canivete verificamos que a lâmina utilizada para o encaixe perfeito foi uma métrica, com passo de 2,5 e no paquímetro, observamos que o parafuso é de diâmetro 20 mm, consultando a tabela abaixo, confirmamos os dados.

Consulte na tabela abaixo que o passo 2,5 é aplicado para parafusos de diâmetro 18, 20 e 22 mm.

Observação: Se estes procedimentos tiverem sido realizados corretamente, não é necessário consultar a tabela.

Encontre o tipo de rosca na prática

Sobre a OSTI

Há mais de 30 anos no mercado, a Osti está instalada em um espaço de 2400 m2 de área construída em Limeira-SP. A empresa conta com equipamentos modernos, soluções tecnológicas inovadoras e colaboradores extremamente qualificados, para oferecer aos clientes o que há de melhor no mercado em barras e hastes roscadas. A Osti, focada na excelência do atendimento ao cliente, busca atender as mais diversas necessidades e projetos, oferecendo um atendimento rápido, especializado e eficiente.

Veja também

14
out

Revestimento de zinco – Proteção de fixadores

Revestimento de zinco – Proteção de fixadores. O revestimento de zinco é um dos mais usados para a proteção de fixadores, como: barra roscada, haste roscada, […]

Leia mais
14
jun

Quais as dúvidas mais frequentes dos nossos clientes?

Quais as dúvidas mais frequentes dos nossos clientes? Diariamente, recebemos algumas dúvidas de nossos clientes. Por isso, resolvemos escrever um artigo para esclarecê-las. Confira abaixo: 1 […]

Leia mais
09
dez

Recesso de Fim de Ano

O recesso de fim de ano está chegando! Em primeiro lugar, queremos agradecer os clientes, fornecedores e amigos por mais um ano. Afinal, trabalhar para o […]

Leia mais